As pulgas incomodam os pets e quando elas aparecem, toda ajuda é bem vinda para trazer o conforto de volta à vida do bichinho. Será que o shampoo antipulgas, por si só, as elimina?

por Fernando Aires

Basta apenas um passeio a um lugar desconhecido ou mesmo, a convivência com outros cachorros, para que o pet adquira as insuportáveis pulgas. 

As formas de transmissão são várias. Por exemplo, o contato com imóveis onde outros cães com pulgas já tenham habitado. Se nestes lugares ainda houver ovos espalhados no chão, grama ou objetos, é o suficiente para o bichinho contraí-las. 

Assoalhos, tapetes, cantos de casa, móveis de madeira com reentrâncias e outros também podem alojar os ovos. 

Nestes momentos, a primeira saída que é levar o cachorro para a PetShop mais próxima e tentar se livrar das pulgas na mesa de tosa. 

No entanto, isso por si só, não resolve.

É quando o veterinário recomenda então o Shampoo antipulgas.

E por que o Shampoo antipulgas ajuda? 

Não é todo shampoo que ajuda a resolver o problema, depende também da marca. Quando seguida à risca a recomendação do veterinário, o shampoo antipulgas ajuda a combater tanto as que se encontram no animal como as que estão espalhadas no ambiente. 

E de que forma?

Uma vez aplicado sobre a pele do animal e de preferência começando pelo dorso e espalhando pelo corpo, o shampoo antipulgas tem sua essência é absorvida pelos poros do animal, percorrendo a corrente sanguínea ou permanecendo retido na camada de gordura da pele. 

Eis que acontece a partir daí duas hipóteses: Ou a pulga morre logo que entra em contato com a pele do animal, ou ela se contamina levando o veneno à toda colônia e portanto, eliminando todas as pulgas do ambiente.

Contudo, a maioria dos shampoos possuem eficácia média de 30 dias, sendo preciso reativar a eficiência com novas aplicações.  

Vale lembrar ainda que esta não é apenas a única fórmula para acabar com as pulgas dos pets. Alguns cuidados diários são fundamentais também. 

Métodos para eliminar e prevenir as pulgas

Quando encontradas pulgas no bichinho, outras soluções também ajudam a tratar o problema. Para tanto, é necessário:

  • Pente anti pulgas
  • Secador de cabelos
  • Borrifador
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Vinagre de maçã
  • Shampoo Cafuné

Como remover as pulgas do seu cachorro?

O primeiro passo é preparar uma mistura de 200ml de vinagre de maçã, com meia colher de chá de sal, meia colher de chá de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de água morna.

Em seguida, após misturar bem os ingredientes, deve-se despejar a solução em um borrifador, e então borrifar sobre os pelos do cachorro, tal qual um shampoo antipulgas. Vale lembrar que se deve tomar muito cuidado com os olhos, focinho e orelhas do animal.

Após a aplicação, deve-se esperar pelo menos 5 minutos, para dar tempo da solução agir no pelo e na pele do animal, sempre impedindo-o de se lamber uma vez que a solução é perigosa. 

Também não se deve deixá-lo se esfregar nos móveis da casa para que a solução permaneça o tempo necessário, agindo contra as pulgas.

Em seguida, com o mesmo cuidado, deve-se enxaguar os pelos e remover a solução do corpinho do animal. Se for preciso enxaguar mais de uma vez, não importa, contanto que a solução saia do corpo do cachorro.

Depois, é só secar os pelos com o secador de cabelos sem que o ar quente machuque o bichinho.  Com calma e paciência, até que todos os pelos estejam secos.    

O pet ficará um bom tempo livre das pulgas e do desconforto que promovem.