
O ano está apenas começando, e temos muitos projetos em andamentos , alguns querem trocar de emprego, conquistar uma promoção ou empreender, e para conquistar as metas é necessário traçar uma estratégia, isto é, fazer um plano de ação que o leve direto a realização do sonho, o qual inclui investimento em conhecimento, planejamento e não menos importante em marketing pessoal.
Basta observar a história para constatar que para ter sucesso é necessário ter uma boa estratégia, aliás, um exemplo de estrategista foram os povos romanos pois quando decidiam conquistar novas terras, estudavam seus inimigos com todo carinho e atenção para conhecê-los, e é claro usar a estratégia capaz de levá-los a vitória, foram tão bons que conquistaram o maior império do mundo. A realização de nossos projetos pessoais demanda de uma boa estratégia, uma vez que queremos trocar de emprego, precisamos saber quais são nossas forças, fraquezas e qual é o nosso diferencial, como vai destacar diante a concorrência?
Além de conhecer o adversário faz se necessário conhecer os possíveis clientes, e definir uma abordagem e vender seu produto, uso a expressão “vender produto ou serviço” porque considero que vendemos nossa energia, conhecimento e mão de obra para as empresas que trabalhamos, sendo assim, o ato de participar de enviar um currículo e participar de uma entrevista é uma venda, ou seja, estamos nos vendendo. Pode julgar frio, mas se refletir um pouco verá que tenho razão. Voltando para o contexto, e usando o exemplo da entrevista, ao se candidatar a uma vaga de emprego é importante saber quem é empresa?
Quais são as características, cultura, o que eles precisam? Como poderá conquistá-los?
Por outro lado, é importante saber quem é você, o que você tem que eles precisam, e o que eles têm que você precisa, e como poderá persuadi-los, fazer algumas perguntas a si mesmo poderá ajudá-lo na pesquisa e a desenvolver um plano para conquistar o objetivo almejado. Os questionamentos citados, também irão ajudá-lo a criar uma conexão mental com os futuros clientes, essa interação facilitará a venda, além de ajudá-lo a fazer amigos para uma vida.
Outro fator a ser considerado, e deve ser muito bem trabalhado é o cuidado com a imagem pessoal, isto é, a forma como você se apresenta as pessoas, cuidar para transmitir uma postura de confiança sem parecer arrogante, demonstrar que tem empatia com a pessoa que está a sua frente e é a solução para seus problemas. Neste jogo, o tom de voz, sua linguagem verbal e é claro a roupa e acessórios são peças-chaves que influenciam na decisão final. Considere que está se candidatando para uma vaga de advogado, será responsável por trabalhar com um publico da curva A.
Neste caso se você aparecer na entrevista usando roupa esportiva, com postura largada e falando gíria, sinto muito, mas não conquistará 20 minutos de atenção. Já se estiver vestido com roupa social, postura de pessoa confiante, e falar corretamente com boa dicção, ganhará alguns minutos. E se somar boa argumentação demonstrando que tem conhecimento e é a pessoa certa, ganhará mais alguns minutos e uma segunda visita para chegar no check mat. E não esqueça das boas maneiras.
E por último e não menos importante, vestir-se de forma elegante é uma tarefa fácil que abre portas, pois quando chegamos nos locais o primeiro item que é avaliado é a nossa imagem, ou seja, postura, roupa e acessórios e antes de falarmos oi, quem nos recebe já cria uma imagem de como somos, se essa imagem for errônea pode ser muito trabalhoso mudá-la, e talvez não consigamos.
É por isto, que considero muito importante cuidar para apresentar uma imagem elegante e de acordo com o local que vamos visitar, isto não quer dizer que deve comprar um tayer Chanel ou um terno Armani, basta apostar em roupas mais estruturadas, maquiagem leve e acessórios adequados ao local que irá visitar. Exemplo, se vai para um escritório de advocacia ou outro que exija roupa social, aposte em roupas de alfaiataria e para não ter erros, use scarpin, maquiagem leve e bolsa estruturada. Já se vai para um ambiente casual, como um clube, o jeans e uma camisa polo será o suficiente, lembre de não pesar na maquiagem.
Independente do sonho ou projeto que queira realizar em 2025, venderá um produto ou se preferir serviço, será necessário trabalhar a imagem pessoal, pois antes de conquistar alguém, é necessário conquistar a si mesmo. E ter uma boa imagem é o nosso cartão de visitas que poderá abrir ou fechar portas, por isto, é importante saber trabalhar o visual para que crie conexão com ambientes e pessoas diferentes e o leve a conquistar resultados almejados, e é claro que permaneça sua identidade e possa sentir seguro.
Gostaria de aprender a trabalhar sua imagem pessoal? Entre em contato conosco