por Marcelo Negrão Fotos: Marcelo Negrão

O Museu das Favelas fará sua reabertura em um novo endereço – saiu do Palácio dos Campos Elíseos, onde esteve desde sua inauguração, em 2022, sendo transferido para a nova sede no Largo do Pátio do Colégio.
Será inaugurado com uma exposição inédita, celebrando a trajetória de 35 anos dos Racionais MC’s, o mais importante grupo de rap do Brasil, que redefiniu a música e a cultura periférica no país, destacando suas contribuições ao hip hop e à luta social, como um movimento transformador, refletindo questões da periferia e fortalecendo a identidade negra brasileira.

Sob a curadoria de Eliane Dias, CEO da Boogie Naipe, produtora que gere a carreira dos Racionais e esposa de Mano Brown, a exposição teve um um olhar cuidadoso apesar de expôr a intimidade do grupo. Tanto, que o processo de seleção dos itens e memórias para a exposição levou nada menos que uma década, compondo um acervo pessoal completo dos 4 rappers, desde a infância, passando pela adolescência até a fase do estrelato. A exposição mostrará dentre outras coisas, como eles eram antes da fama, do dinheiro e do sucesso.

Dividida em ambientes temáticos, o público poderá conferir as histórias individuais dos integrantes e a trajetória coletiva do lendário grupo, formada por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue.
A exposição é uma oportunidade para os fãs e os mais jovens conhecerem, o processo criativo do grupo de maior impacto no rap nacional. Nessa jornada imersiva revelando a evolução do Racionais MC’s, desde suas raízes até o reconhecimento global que a banda conquistou.
Fica muito claro, que a importância do grupo vai além do entretenimento, basta comprovar os manuscritos das composições no caderno, fotografias, revistas, vídeos e figurinos que os integrantes utilizaram em suas apresentações.
Maiores informações da exposição: www.museudasfavelas.org.br
Veja mais fotos:













https://projetoattitudeoficial.blogspot.com/2025/01/exposicao-racionais-mcs-o-quinto.html
Marcelo Negrão é pesquisador, entrevistador, produtor cultural e responsável pelo Projeto Attitude. Clique e saiba mais sobre o autor e seu trabalho.