Da Redação / Fotos: Marcelo Pereira / SECOM

A Prefeitura de São Paulo anunciou neste mês, um pacote milionário de incentivo à cultura, abrindo espaço para artistas de vários setores em todas as regiões da cidade. Serão investidos R$ 318,8 milhões no “São Paulo +Cultura” em projetos de teatro, dança, música, patrimônio cultural, literatura, exposições, artes visuais, cultura urbana, formação artística e economia criativa, que serão apresentados em espaços públicos.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o investimento de R$ 318,8 milhões nos editais é um dos maiores já feitos na história da cidade e do Brasil. “Vamos possibilitar o acesso para muitas pessoas, principalmente das periferias, à cultura, mas, também, impulsionar a geração de emprego e renda”, disse o prefeito, contando que o objetivo é dar oportunidade aos artistas e, além disso, possibilitar que as pessoas possam ter acesso a eventos, shows e tudo aquilo que a cultura proporciona.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o fomento tem objetivo de apoiar artistas, coletivos, grupos, organizações e empresas com viés cultural, além de incentivar as culturas periféricas, valorizando e situando-as como patrimônios de São Paulo.

São 70 editais em 2025, entre os quais “Mês do Hip-Hop”, “Prêmio Zé Renato de Teatro”, “Fomento ao Teatro”, “Fomento à Dança”, “Radiodifusão Comunitária”, “Programa VAI 1 e 2”, “Jornada do Patrimônio”, credenciamento dos artistas educadores do “Programa de Iniciação Artística (PIA)”, “Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI)” e “Programa Vocacional”.

“Os recursos de fomento são importantes para o desenvolvimento dos setores culturais e para o acesso da população a produções e formações”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente. Os editais serão lançados durante o ano. “Esse investimento também representa geração de renda e de empregos para a cidade de São Paulo, desde a produção de espetáculos até o setor audiovisual.”

Inscrições

Com inscrições encerradas no dia 17 de fevereiro, o edital de credenciamento do Mês do Hip-Hop (Lei Municipal nº 14.485/2007) é um dos projetos que visam credenciar representantes, coletivos, ativistas e artistas da cultura Hip-Hop.

A Jornada do Patrimônio também já lançou seu edital de credenciamento em fevereiro, com inscrições abertas entre 17 de fevereiro e 8 de abril. O edital da Jornada do Patrimônio 2025 tem como objetivo selecionar projetos para a realização de atividades nas modalidades “Roteiros de Memória” e “Cursos”, que farão parte da programação do evento, marcado para os dias 16 e 17 de agosto de 2025.

Os editais de Fomento à Dança, que apoia projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção de dança, promovendo cultura por meio da linguagem da dança como agente de transformação social, terão inscrições abertas a partir do dia 25/02

Em artes cênicas, o edital de Fomento ao Teatro abre inscrições de 25 de fevereiro a 28 de março, é voltado para a seleção e apoio à manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral.

O “Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI” (Lei nº 13.540 e Decreto nº 43.823/2003) também ganhou dois editais com a finalidade de apoiar financeiramente atividades artístico culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do município carentes de recursos. As inscrições abrem no dia 25 de fevereiro e seguem até 28 de março.

Também será publicado o projeto de Radiodifusão Comunitária, que seleciona e apoia projetos de rádios comunitárias com cunho artístico, visando o desenvolvimento do serviço de radiodifusão e o acesso da população a esse veículo.

Porta de Entrada Inscreva-se

As inscrições em todos os editais serão realizadas pela plataforma Porta de Entrada. A ferramenta tem o objetivo de otimizar o trabalho dos gestores e garantir igualdade de oportunidades aos artistas, centralizando demandas e promovendo maior impessoalidade e eficácia processual.

Ao reunir, em um único espaço projetos, programas, cursos e editais, a plataforma facilita a busca por oportunidades, a consulta individualizada de projetos e o acesso a diversos espaços de intervenção. Além de economizar tempo, o Porta de Entrada assegura que menos oportunidades sejam perdidas por falta de informação, permitindo que artistas de diferentes áreas e níveis de experiência tenham a mesma chance de se candidatar a projetos e eventos, contribuindo para um cenário cultural cada vez mais diversificado e inclusivo.