O e-commerce permitiu que grandes marcas ampliassem o seu poder de vendas e desta forma, pudessem consolidar seus negócios no mercado. Afinal, qual foi o segredo para que vendessem tanto? Por que tais lojas virtuais obtiveram tanto retorno? Saiba mais no Conexão Paulistana

por Fabrício Quiroga

Via Varejo, E-bay, Amazon, Magazine Luiza e muitas outras grandes marcas conseguiram ao longo dos anos, consolidar todo seu império também na internet, sendo hoje marcas de referência quando se pensa em um e-commerce.

O que muita gente se pergunta é, como estas marcas chegaram ao posto em que estão hoje? Qual foi o segredo de tanto sucesso? Foi tudo obra do Marketing Digital

Não! O Marketing Digital fez parte mas tudo foi obra de um conjunto de ações bem estruturado, que contou com 4 segredos fundamentais. Normalmente, ninguém encontra estas dicas pela internet, mas com exclusividades, são estas:

Ampliar investimentos em tecnologia e inovação

As tecnologias estão presentes em todo tipo de segmento. Os empreendedores que desejam sair na frente não podem ignorar que tais avanços representam ótimas possibilidades de negócios, uma vez que o público acompanha o progresso.

Assim, manter a empresa com todas as plataformas atualizadas representa alcançar mais e melhor o público-alvo e ampliar as oportunidades de vendas para um mercado cada vez maior.

Planejar bem a logística

É preciso que, uma vez que as tecnologias estejam bem estruturadas para atender as demandas na internet (App, site, chat bot, redes sociais e outros), se faça um bom plano de logística e de escala para crescimento em curto, médio e longo prazos.

Isso porque o cliente quando compra, deseja receber o produto o quanto antes. Desta forma, pensar mecanismos que aceleram a entrega é um ponto a favor contra as concorrentes. 

É uma forma de medir o sucesso perante as marcas concorrentes, para ter a ideia do quanto se pode aprimorar e se tornar ainda mais eficiente. 

Acompanhar a experiência do consumidor

Quando se tem um e-commerce ou loja virtual, é preciso que se estude a experiência de consumo de cada cliente. 

Como é comprar na loja virtual? O site carrega rápido? O modo de pagamento é descomplicado? Comparado à concorrência, é melhor? Menos lento? O conteúdo do site acerca dos produtos, é claro quanto às informações? Elucida as dúvidas?

Estas e outras questões fazem parte da experiência de consumo dos clientes dentro da loja virtual. É a chamada “User Experience” que deve ser bem estudada e acompanhada de perto.

Além disso, é necessário que a marca seja omnichannel (disponível em vários canais de comunicação); que possua alto padrão de atendimento; logística rápida e que o cliente se sinta seguro ao fechar uma compra com seus dados.

Tudo isso faz a diferença!  

Investir no Marketing Digital!

O Marketing Digital é fundamental para que os negócios cresçam mais rápido e sem interrupções. É através das estratégias de marketing digital que se poderá atingir mais facilmente o público alvo, torná-lo parte da marca e fidelizá-lo por muito tempo.

Afinal, o e-commerce precisa de tráfego para poder vender cada vez mais. Necessita que tais pessoas possam recomendá-la a todos os seus círculos de convivência, de forma que todos possam encontrar na loja virtual, aquilo que precisam, desejam e procuram.

Trabalhar a marca, os canais de vendas, o conteúdo desta na internet e a veiculação certeira de anúncios para cada perfil de consumo, pode acelerar ao máximo os resultados que se almeja para o e-commerce.

Por isso, o Marketing Digital não pode ser visto como um gasto, mas sim, um investimento que trará frutos sempre para o e-commerce. Um efeito duradouro, que tornará a marca tão gigante como as outras e de um jeito que talvez, supere até mesmo as expectativas de toda a gerência.