Os dez primeiros agraciados serão conhecidos em premiação no dia 20 de março, às 17h, na Associação Comercial de São Paulo
Da Redação
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a sua agência de notícias, a DC NEWS, realizam no dia 20 de março, às 17h, na sede da entidade, a cerimônia de premiação do projeto Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo, ação para reconhecer e brindar os pontos comerciais que fizeram, e continuam fazendo, a história da cidade. O projeto é inspirado em iniciativas de cidades italianas, tais quais Roma e Milão, e regiões como Emília Romagna.
No evento, serão contemplados os primeiros dez estabelecimentos que, excepcionalmente, estão representando os segmentos de bares, restaurantes, pizzarias e padarias. Na cerimônia, cada um receberá uma placa e um diploma, além de obter a chancela oficial como empreendimento histórico.
Os escolhidos estão vinculados à região central de São Paulo, destacando a importância desta região para a vitalidade e a revitalização da cidade. As trajetórias dos comércios, bem como das pessoas ligadas à sua história, serão narradas no site comerciohistorico.com.br.
“Não se trata somente de agradecer pelo passado desses lugares e dessas pessoas, o prêmio, a placa, o diploma são símbolos de uma história que segue firme até hoje e, principalmente, do futuro que queremos construir para a nossa cidade”, afirma Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP.
Os primeiros dez premiados possuem pelo menos 100 anos de atividade ininterrupta e refletem a tradição e a continuidade dos negócios, seja por meio da mesma atuação setorial ou pela sucessão familiar/amizade entre antigos donos e funcionários de confiança.
Ainda em 2025, ocorrerão mais duas premiações em datas marcantes para São Paulo e a ACSP, no dia 9 de julho, Revolução Constitucionalista de 1932, e 7 de dezembro, aniversário da Associação Comercial. E, futuramente, o projeto Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo abrangerá empreendimentos de todos os bairros e de diversos setores, entre eles, bares, restaurantes, hospitais, escolas, clubes e escritórios.